segunda-feira, 16 de julho de 2007

34. A homenagem a Pam Grier em Jackie Brown


Não consigo imaginar uma maior homenagem a uma actriz - a face mais visível dum género de cinema, a blaxploitation - do que a que Quentin Tarantino fez a Pam Grier na sequência de abertura de Jackie Brown (1997). Uma envelhecida, mas ainda cheia de classe, Pam Grier atravessa o aeroporto - primeiro estática numa escada rolante, depois a caminhar com elegância e depois em passo de corrida - ao som da música "Across 110th Street" (Bobby Womack). Esta longa cena de abertura é o veículo perfeito para uma identificação total com a personagem - seu passado, suas motivações, sua essência. Sem qualquer diálogo é-nos apresentada Jackie Brown (Pam Grier merecia este papel, feito à sua medida), numa cena que não me canso de rever, pela autenticidade da homenagem que incorpora, que só um realizador que vive a sua arte com paixão conseguiria fazer desta forma.

6 comentários:

Nuno Guronsan disse...

Tarantino é Tarantino e o resto é conversa. O homem até pode ser considerado o maior centro de reciclagem cinematográfico de que há memória, mas se o faz tão bem e com tanta boa gente, porquê mudar?

Certeiro, Ricardo, mas ainda espero a (difícil) escolha de uma e apenas um cena do Pulp. :)

Abraço. E claro que tens toda a razão no que toca ao Gekko.

Ricardo disse...

Nuno,

Que apareçam mais umas dezenas de realizadores que reciclem o cinema com a mesma qualidade e paixão. Até porque acredito na teoria que já está tudo inventado, que só falta misturar o que já existe de forma original - e novamente com a tal paixão.

Não há nenhuma regra que limite em cada filme a escolha de uma cena mas vou fazer o esforço de escolher uma no Pulp Fiction que se destaque, sem prejuízo de depois colocar outras.

Abraço,

Watchdog disse...

Excelente filme! Mas, Pam Grier envelhecida? Ok, ainda me lembro dela num filme a preto e branco que agora não me recordo o nome, ela era UM MONUMENTO! Mas a Pam ainda está bem "enxuta"!
1 Abraço do ex: blogtrotter, ex: Dissertações Re@ctivas.

Watchdog disse...

Ricardo,
esqueci-me de referir que no suplemento ípsilon do Público de ontem, sexta-feira, vem um artigo sobre escritor Elmore Leonard, o "Pai" de "Jackie Brown", "Joe Kidd", "Get Shorty", etc...
1 Abraço!

Ricardo disse...

Watchdog,

Obrigado pela visita.

Claro que Pam Grier está "enxuta", mesmo agora, já que acompanho a sua participação em L-word. É uma actriz que mantém toda a sua classe.

Já reparei no teu perfil que tens uma lista enorme de filmes favoritos. O que estás à espera para colocar aqui uma cena? ;)

Um grande abraço,

Watchdog disse...

Ricardo, assim que arranjar um tempo, colocarei uma ou várias cenas com todo o gosto... Fica prometido!
1 Abraço!