segunda-feira, 16 de julho de 2007

33. A entrada triunfal em cena de Jack Sparrow



Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl (Gore Verbinski - 2003) é um filme de puro entretenimento mas há um actor que faz toda a diferença em relação a todos os outros blockbusters: Johnny Depp (Capitão Jack Sparrow). Ainda não vi o segundo e o terceiro filme da saga mas, a julgar apenas pelo impacto da personagem no primeiro filme, arrisco-me a dizer que Depp abriu caminho para que, mesmo em filmes que só piscam para a bilheteira, os actores possam arriscar e lutar contra todos os lugares comuns.

Destaco a cena em que o Capitão Jack Sparrow apresenta-se aos espectadores. A câmara foca um imponente pirata no topo do seu barco, a olhar para o horizonte mas mal temos a percepção total do estado do barco as gargalhadas são inevitáveis. Com a ajuda dum balde o barco - que mete água por todos os lados - aproxima-se do porto e o pirata Sparrow, directamente do topo do mastro, no exacto momento em que o barco afunda definitivamente, dá um passo seguro para o porto. A partir do "desembarque" o "afectado" Sparrow dá largas a todos os seus tiques - efeminados - e caminha triunfante pelo cais, como se nada tivesse acontecido. Um trabalho notável de actor que faz toda a diferença neste filme.

Um comentário:

Sérgio Pontes disse...

Gostei muito desta triologia! Fiquei até espantado pela positiva porque filmes de piratas não fazem o meu género! Mas adorei este peculiar pirata!

Abraço