34. A homenagem a Pam Grier em Jackie Brown
Não consigo imaginar uma maior homenagem a uma actriz - a face mais visível dum género de cinema, a blaxploitation - do que a que Quentin Tarantino fez a Pam Grier na sequência de abertura de Jackie Brown (1997). Uma envelhecida, mas ainda cheia de classe, Pam Grier atravessa o aeroporto - primeiro estática numa escada rolante, depois a caminhar com elegância e depois em passo de corrida - ao som da música "Across 110th Street" (Bobby Womack). Esta longa cena de abertura é o veículo perfeito para uma identificação total com a personagem - seu passado, suas motivações, sua essência. Sem qualquer diálogo é-nos apresentada Jackie Brown (Pam Grier merecia este papel, feito à sua medida), numa cena que não me canso de rever, pela autenticidade da homenagem que incorpora, que só um realizador que vive a sua arte com paixão conseguiria fazer desta forma.
6 comentários:
Tarantino é Tarantino e o resto é conversa. O homem até pode ser considerado o maior centro de reciclagem cinematográfico de que há memória, mas se o faz tão bem e com tanta boa gente, porquê mudar?
Certeiro, Ricardo, mas ainda espero a (difícil) escolha de uma e apenas um cena do Pulp. :)
Abraço. E claro que tens toda a razão no que toca ao Gekko.
Nuno,
Que apareçam mais umas dezenas de realizadores que reciclem o cinema com a mesma qualidade e paixão. Até porque acredito na teoria que já está tudo inventado, que só falta misturar o que já existe de forma original - e novamente com a tal paixão.
Não há nenhuma regra que limite em cada filme a escolha de uma cena mas vou fazer o esforço de escolher uma no Pulp Fiction que se destaque, sem prejuízo de depois colocar outras.
Abraço,
Excelente filme! Mas, Pam Grier envelhecida? Ok, ainda me lembro dela num filme a preto e branco que agora não me recordo o nome, ela era UM MONUMENTO! Mas a Pam ainda está bem "enxuta"!
1 Abraço do ex: blogtrotter, ex: Dissertações Re@ctivas.
Ricardo,
esqueci-me de referir que no suplemento ípsilon do Público de ontem, sexta-feira, vem um artigo sobre escritor Elmore Leonard, o "Pai" de "Jackie Brown", "Joe Kidd", "Get Shorty", etc...
1 Abraço!
Watchdog,
Obrigado pela visita.
Claro que Pam Grier está "enxuta", mesmo agora, já que acompanho a sua participação em L-word. É uma actriz que mantém toda a sua classe.
Já reparei no teu perfil que tens uma lista enorme de filmes favoritos. O que estás à espera para colocar aqui uma cena? ;)
Um grande abraço,
Ricardo, assim que arranjar um tempo, colocarei uma ou várias cenas com todo o gosto... Fica prometido!
1 Abraço!
Postar um comentário