sábado, 4 de agosto de 2007

37. Like a Virgin segundo Tarantino, em Reservoir Dogs



A conversa entre Mr. White (Harvey Keitel), Mr. Orange (Tim Roth), Mr. Blonde (Michael Madsen), Mr. Pink (Steve Buscemi), Mr. Brown (Quentin Tarantino) e outros elementos dum grupo de criminosos que pretende assaltar uma joalharia à mesa dum "coffee shop" na cena de abertura de Reservoir Dogs (Cães Danados, Quentin Tarantino, 1992) é inesquecível. A conversa não é sobre cofres nem sobre as câmaras dum banco mas sobre o significado de "Like a Virgin" de Madonna (decidi não desenvolver as teorias avançadas pelos protagonistas sobre este tema musical para manter o nível deste espaço) e eventualmente termina com uma dissertação filosófica sobre a política de gorjetas. Inesquecível, repito. Após o pequeno almoço o grupo de criminosos, com os seus fatos negros, avança para a câmara ao som de "Little Green Bag". É o pontapé de saída para um filme recheado de Cenas Memoráveis da Sétima Arte.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

36. Anna Magnani em Wild is The Wind





Há uma cena de um filme que jamais esquecerei, apesar de o ter visto há muito, muito tempo. Em cena Anna Magnani, descabelada, vestida de negro, desafia um garanhão, igualmente negro, de crinas soltas no vento, erguido sobre as patas traseiras - dois animais magníficos, frente a frente - em presença de Anthony Quinn, força bruta sem a nobreza do animal, e de um Clark Gable já desgastado, mas com o seu inconfundível sorriso. Absolutamente inesquecível, essa cena.

Filme a preto e branco: Wild is the Wind (1957), de George Cukor.


[Sugestão e texto da Alícia]


Nota do administrador do blogue: Confesso que nunca vi o filme ou a cena que a Alícia sugere e a quem aproveito, desde já, para agradecer a participação. As imagens são da minha responsabilidade e não estão directamente relacionadas com a cena. Não consegui confirmar, em nenhum sítio, a participação de Clark Gable neste filme.